“Gratidão porque, através da Toca, Deus não desistiu de mim!”

O testemunho de Antônio Estevão Souza

Paranaense, 48 anos. Antônio a partir de 1999, quando se separou da esposa, conheceu bem a realidade das ruas: frio, fome, abandono, humilhações, sujeição a vícios e tantas situações que levam o homem a esquecer de sua dignidade humana. Passou algumas vezes pela Toca de Assis em Curitiba-PR, sendo acolhido logo que abriu a missão. Também morou na missão de Blumenau- SC. Mas recaía muitas vezes no vício do alcoolismo e voltou novamente para as ruas.


Em Outubro de 2009, os Irmãos faziam uma pastoral de rua com os leigos da missão e o reencontraram. Estava muito mal, quase não andava sentia muitas dores. Após os devidos cuidados médicos, foi levado para a Casa da Fraternidade em Curitiba, onde foi acolhido novamente. “Naquele dia tomei uma decisão de lutar por minha vida”, diz ele.

Aos poucos foi voltando o contato com sua família, com seu filho de vinte um anos, sua mãe e suas irmãs, aos quais havia perdido os vínculos. Recuperando sua documentação logo manifestou o desejo de ter um trabalho que lhe gerasse uma renda capaz de ajudá-lo a recomeçar.

Sempre atento às necessidades da casa, buscava ajudar no que podia. Em uma parceria com a PUC-PR, Antônio e mais três acolhidos foram entrevistados e empregados. Passando pela fase de experiência, foi conquistando espaço. Após alguns meses no serviço e acompanhamento religioso e técnico, conseguiu alugar uma casa e já se prepara para financiar a sua própria. Hoje, após alguns meses que saiu da Toca, Antônio diz: “Sinto gratidão porque Deus, através da Toca, não desistiu de mim. Não sei onde estaria se os Irmãos, os leigos e a Roberta (nossa assistente social) não tivessem me ajudado!”.

Toda a família Toca de Assis, acolhidos, leigos e religiosos da missão de Curitiba, se alegra imensamente com o testemunho do Antônio e dos demais acolhidos que nesta missão foram reinseridos na sociedade e que voltaram para a família.

São muitos os casos e testemunhos. É uma graça maravilhosa vê-los ser reinseridos, felizes e seguros do amor de Deus e do valor que cada um possui. A reinserção na missão Curitiba é uma conquista da Toca.

                   Jesus Sacramentado, nosso Deus Amado!
                Irmão Francisco da Cruz (Missão de Curitiba/PR) 

                                                                                                                   

Comentários

Postagens mais visitadas